Tres preguntas y algunas propuestas sobre la enseñanza del proyecto de arquitectura
Este trabalho tem como objetivo problematizar algumas questões relativas ao ensino de arquitetura e mais especificamente sobre o ensino de projeto de arquitetura, sob a ótica da interdisciplinaridade, investigando relações entre ensino e pesquisa nas universidades, as relações dos cursos de ar...
        Zapisane w:
      
    
                  | 1. autor: | |
|---|---|
| Format: | Online | 
| Język: | spa eng por | 
| Wydane: | Universidad del Bío-Bío, Chile
    
      2019 | 
| Dostęp online: | https://revistas.ubiobio.cl/index.php/AS/article/view/3713 | 
| Etykiety: | Dodaj etykietę 
      Nie ma etykietki, Dołącz pierwszą etykiete!
   | 
| id | oai:ojs.revistas.ubiobio.cl:article-3713 | 
|---|---|
| record_format | ojs | 
| spelling | oai:ojs.revistas.ubiobio.cl:article-37132020-04-22T13:56:43Z Tres preguntas y algunas propuestas sobre la enseñanza del proyecto de arquitectura Three questions and several proposals: On the teaching of architectural design Três perguntas e algumas propostas sobre o ensino de projeto de arquitetura Laguardia-Campomori, Mauricio Jose Teaching architectural design interdisciplinarity teaching architecture Enseñanza de proyecto interdisciplinariedad enseñanza de la arquitectura Ensino de projeto interdisciplinaridade ensino de arquitetura Este trabalho tem como objetivo problematizar algumas questões relativas ao ensino de arquitetura e mais especificamente sobre o ensino de projeto de arquitetura, sob a ótica da interdisciplinaridade, investigando relações entre ensino e pesquisa nas universidades, as relações dos cursos de arquitetura com outros cursos universitários e as pressões relativas à formação de arquitetos para o mercado. A partir das respostas a essas questões, tenta apresentar algumas propostas e possibilidades de entendimento para as práticas de ensino e aprendizagem nos cursos de arquitetura, com vistas a propor uma formação mais capaz de conviver com as demandas da contemporaneidade. This article aims to question several matters related to the teaching of architecture, more specifically the teaching of architectural design from an interdisciplinary perspective. It investigates the relationship between teaching and research in universities, the relationship between architecture programs and other university degrees, and the pressures related to the training of architects for the market. Based on the answers to these questions, it attempts to present a few proposals for and ways of understanding the teaching and learning practices in architecture degree programs, in order to propose education that is capable of relating to the demands of contemporary times. Este artículo busca problematizar algunos temas relacionados con la enseñanza de la arquitectura y, más específicamente, sobre la enseñanza del proyecto arquitectónico, desde la perspectiva de la interdisciplinariedad, analizando la relación entre la enseñanza y la investigación en las universidades, el vínculo entre la carrera de arquitectura y otras carreras universitarias y, finalmente, las tensiones asociadas a la formación de arquitectos para el mercado. A partir de las respuestas a estas preguntas, se presentan algunas propuestas y posibilidades de comprensión para las prácticas de enseñanza y aprendizaje en las carreras de arquitectura, con el objetivo de alcanzar una formación mucho más capaz de conectarse con las exigencias de la contemporaneidad. Universidad del Bío-Bío, Chile 2019-11-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf application/pdf https://revistas.ubiobio.cl/index.php/AS/article/view/3713 10.22320/07196466.2019.37.056.03 ARQUITECTURAS DEL SUR; V.37, N.56 (Noviembre 2019): APRENDER; 42 - 53 ARQUITECTURAS DEL SUR; V.37, N.56 (November 2019): LEARN; 42 - 53 ARQUITECTURAS DEL SUR; V.37, N.56 (Novembro 2019): APRENDER; 42 - 53 0719-6466 0716-2677 spa eng por https://revistas.ubiobio.cl/index.php/AS/article/view/3713/3738 https://revistas.ubiobio.cl/index.php/AS/article/view/3713/3739 https://revistas.ubiobio.cl/index.php/AS/article/view/3713/3673 Derechos de autor 2019 Mauricio Jose Laguardia-Campomori | 
| institution | Universidad del Bío-Bío | 
| collection | OJS | 
| language | spa eng por | 
| format | Online | 
| author | Laguardia-Campomori, Mauricio Jose | 
| spellingShingle | Laguardia-Campomori, Mauricio Jose Tres preguntas y algunas propuestas sobre la enseñanza del proyecto de arquitectura | 
| author_facet | Laguardia-Campomori, Mauricio Jose | 
| author_sort | Laguardia-Campomori, Mauricio Jose | 
| title | Tres preguntas y algunas propuestas sobre la enseñanza del proyecto de arquitectura | 
| title_short | Tres preguntas y algunas propuestas sobre la enseñanza del proyecto de arquitectura | 
| title_full | Tres preguntas y algunas propuestas sobre la enseñanza del proyecto de arquitectura | 
| title_fullStr | Tres preguntas y algunas propuestas sobre la enseñanza del proyecto de arquitectura | 
| title_full_unstemmed | Tres preguntas y algunas propuestas sobre la enseñanza del proyecto de arquitectura | 
| title_sort | tres preguntas y algunas propuestas sobre la enseñanza del proyecto de arquitectura | 
| description | Este trabalho tem como objetivo problematizar algumas questões relativas ao ensino de arquitetura e mais especificamente sobre o ensino de projeto de arquitetura, sob a ótica da interdisciplinaridade, investigando relações entre ensino e pesquisa nas universidades, as relações dos cursos de arquitetura com outros cursos universitários e as pressões relativas à formação de arquitetos para o mercado. A partir das respostas a essas questões, tenta apresentar algumas propostas e possibilidades de entendimento para as práticas de ensino e aprendizagem nos cursos de arquitetura, com vistas a propor uma formação mais capaz de conviver com as demandas da contemporaneidade. | 
| publisher | Universidad del Bío-Bío, Chile | 
| publishDate | 2019 | 
| url | https://revistas.ubiobio.cl/index.php/AS/article/view/3713 | 
| work_keys_str_mv | AT laguardiacampomorimauriciojose trespreguntasyalgunaspropuestassobrelaensenanzadelproyectodearquitectura AT laguardiacampomorimauriciojose threequestionsandseveralproposalsontheteachingofarchitecturaldesign AT laguardiacampomorimauriciojose tresperguntasealgumaspropostassobreoensinodeprojetodearquitetura | 
| _version_ | 1709545334230745088 |