Inventing the past, building the future: São Paulo between nationalisms and cosmopolitanisms in the first decades of the 20th century

El artículo muestra cómo lo que sería un estilo más adecuado para la ciudad de São Paulo formaba parte del debate de ingenieros y arquitectos, al mismo tiempo que animaba la discusión entre los intelectuales y un público no especializado. A partir de los textos del periodista y escritor modernista M...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Joana Mello de Carvalho e, Castro, Ana Claudia Veiga de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. 2015
Acesso em linha:https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/90242
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:revistas.usp.br:article-90242
record_format ojs
institution Universidade de São Paulo
collection OJS
language por
format Online
author Silva, Joana Mello de Carvalho e
Castro, Ana Claudia Veiga de
spellingShingle Silva, Joana Mello de Carvalho e
Castro, Ana Claudia Veiga de
Inventing the past, building the future: São Paulo between nationalisms and cosmopolitanisms in the first decades of the 20th century
author_facet Silva, Joana Mello de Carvalho e
Castro, Ana Claudia Veiga de
author_sort Silva, Joana Mello de Carvalho e
title Inventing the past, building the future: São Paulo between nationalisms and cosmopolitanisms in the first decades of the 20th century
title_short Inventing the past, building the future: São Paulo between nationalisms and cosmopolitanisms in the first decades of the 20th century
title_full Inventing the past, building the future: São Paulo between nationalisms and cosmopolitanisms in the first decades of the 20th century
title_fullStr Inventing the past, building the future: São Paulo between nationalisms and cosmopolitanisms in the first decades of the 20th century
title_full_unstemmed Inventing the past, building the future: São Paulo between nationalisms and cosmopolitanisms in the first decades of the 20th century
title_sort inventing the past, building the future: são paulo between nationalisms and cosmopolitanisms in the first decades of the 20th century
description El artículo muestra cómo lo que sería un estilo más adecuado para la ciudad de São Paulo formaba parte del debate de ingenieros y arquitectos, al mismo tiempo que animaba la discusión entre los intelectuales y un público no especializado. A partir de los textos del periodista y escritor modernista Menotti del Picchia (1892-1988) y del arquitecto ruso Gregori Warchavchik (1896-1972), publicados sobre todo en el periódico Correio Paulistano, bien como del editor y escritor Monteiro Lobato (1884-1948) y del ingeniero portugués Ricardo Severo (1869-1940), publicados en el periódico O Estado de S. Paulo, y aún de las crónicas del crítico y poeta Mario de Andrade (1893-1945), publicados en el periódico Diário Nacional, se puede percibir que el tema de la fisonomía de esa ciudad, en plena «marcha de progreso», alimenta la construcción del discurso sobre la nacionalidad y la modernidad artística, en las primeras décadas del siglo 20. El debate tiene lugar en un campo de intensa investigación y experimentación artística, que surge en la disputa entre la idealización universalista, la defensa radical de la modernidad artística, el tradicionalismo conservador y el patriotismo estrecho.
publisher Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
publishDate 2015
url https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/90242
work_keys_str_mv AT silvajoanamellodecarvalhoe inventingthepastbuildingthefuturesaopaulobetweennationalismsandcosmopolitanismsinthefirstdecadesofthe20thcentury
AT castroanaclaudiaveigade inventingthepastbuildingthefuturesaopaulobetweennationalismsandcosmopolitanismsinthefirstdecadesofthe20thcentury
AT silvajoanamellodecarvalhoe inventarelpasadoconstruirelfuturosaopauloentrenacionalismosycosmopolitismosenlasprimerasdecadasdelsiglo20
AT castroanaclaudiaveigade inventarelpasadoconstruirelfuturosaopauloentrenacionalismosycosmopolitismosenlasprimerasdecadasdelsiglo20
AT silvajoanamellodecarvalhoe inventaropassadoconstruirofuturosaopauloentrenacionalismosecosmopolitismosnasprimeirasdecadasdoseculo20
AT castroanaclaudiaveigade inventaropassadoconstruirofuturosaopauloentrenacionalismosecosmopolitismosnasprimeirasdecadasdoseculo20
_version_ 1709644026361151488
spelling oai:revistas.usp.br:article-902422019-11-07T18:09:37Z Inventing the past, building the future: São Paulo between nationalisms and cosmopolitanisms in the first decades of the 20th century Inventar el pasado, construir el futuro: São Paulo entre nacionalismos y cosmopolitismos en las primeras décadas del siglo 20 Inventar o passado, construir o futuro: São Paulo entre nacionalismos e cosmopolitismos nas primeiras décadas do século 20 Silva, Joana Mello de Carvalho e Castro, Ana Claudia Veiga de São Paulo. Nacionalismo. Cosmopolitismo. Modernismo. Historia cultural. São Paulo. Nacionalismo. Cosmopolitismo. Modernismo. História cultural. São Paulo. Nationalism. Cosmopolitanism. Modernism. Cultural history. El artículo muestra cómo lo que sería un estilo más adecuado para la ciudad de São Paulo formaba parte del debate de ingenieros y arquitectos, al mismo tiempo que animaba la discusión entre los intelectuales y un público no especializado. A partir de los textos del periodista y escritor modernista Menotti del Picchia (1892-1988) y del arquitecto ruso Gregori Warchavchik (1896-1972), publicados sobre todo en el periódico Correio Paulistano, bien como del editor y escritor Monteiro Lobato (1884-1948) y del ingeniero portugués Ricardo Severo (1869-1940), publicados en el periódico O Estado de S. Paulo, y aún de las crónicas del crítico y poeta Mario de Andrade (1893-1945), publicados en el periódico Diário Nacional, se puede percibir que el tema de la fisonomía de esa ciudad, en plena «marcha de progreso», alimenta la construcción del discurso sobre la nacionalidad y la modernidad artística, en las primeras décadas del siglo 20. El debate tiene lugar en un campo de intensa investigación y experimentación artística, que surge en la disputa entre la idealización universalista, la defensa radical de la modernidad artística, el tradicionalismo conservador y el patriotismo estrecho. This study describes how the discussion on the aesthetics more suitable for São Paulo was part of the authorized discussion between engineers and architects as well as among intellectual and laymen. From the texts of the modernist writer and journalist Menotti del Picchia (1892-1988) and the Russian architect living in Brazil, Gregori Warchavchik (1896-1972), published mainly in the Correio Paulistano newspaper, texts of the editor and writer Monteiro Lobato (1884-1948) and the Portuguese engineer Ricardo Severo (1869-1940), published in the O Estado de S. Paulo daily, as well as texts of the critic and poet Mário de Andrade (1893-1945), printed in the Diário Nacional daily, we realize that the theme of the physiognomy  of that city in an intense “march of progress,” fed the construction of the discourse about nationality and artistic modernity in the early 20th century. Such a discussion happened amid intense research and artistic experimentation taking place between the Universalist idealization, the radical defense of artistic modernity, theconservative traditionalism, and the narrow patriotism.  O artigo aponta como a questão do estilo mais adequado para São Paulo estava inserida no debate autorizado de engenheiros e arquitetos, ao mesmo tempo em que animava a discussão entre intelectuais e o público leigo. A partir dos textos do jornalista e escritor modernista Menotti del Picchia (1892-1988) e do arquiteto russo Gregori Warchavchik (1896-1972), publicados sobretudo no jornal Correio Paulistano, bem como os do escritor e editor Monteiro Lobato (1884-1948) e do engenheiro português Ricardo Severo (1869-1940), veiculados n’O Estado de S. Paulo, e ainda das crônicas do crítico e poeta Mário de Andrade (1893-1945), divulgadas no Diário Nacional, percebe-se que o tema da fisionomia daquela cidade em plena marcha de progresso alimenta a construção do discurso acerca da nacionalidade e da modernidade artística, nas primeiras décadas do século 20. Tal debate ocorre em um campo de investigação e experimentação artísticas intensas, que se dá no embate entre a idealização universalista, a defesa radical da modernidade artística, o tradicionalismo conservador e o patriotismo tacanho.  Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. 2015-02-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/90242 10.11606/issn.2317-2762.v21i36p24-53 Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; v. 21 n. 36 (2014); 24-53 Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 21 No. 36 (2014); 24-53 Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 21 Núm. 36 (2014); 24-53 2317-2762 1518-9554 por https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/90242/92938 Copyright (c) 2015 Joana Mello de Carvalho e Silva, Ana Claudia Veiga de Castro